Inicial Símbolos

Símbolos

Bandeira Municipal

A Bandeira de Porecatu, de autoria do heraldista Professor Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, será aquartelada em faixa azul, sendo os quartéis constituídos por três faixas brancas carregadas sobre faixas vermelhas, dispostas no sentido horizontal, que partem de um triângulo branco, lateral, onde o Brasão Municipal é aplicado, tendo o triângulo por base a própria tralha da bandeira.

bandeira

O estilo da bandeira obedece à tradição da Heráldica Portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras com direito à opção pelos estilos terciado, esquartelado, sextavado ou oitavado, ostentando uma figura geométrica no topo, na tralha ou centro, onde o Brasão é aplicado, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo. O Brasão constante da bandeira simboliza o Governo Municipal e o triângulo branco, onde é aplicado, representa a própria cidade se do município; as faixas desse triângulo, dividindo o campo da bandeira em quartéis, simboliza a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes do seu território e os quartéis assim constituídos representam as propriedades rurais existentes no mesmo.

Brasão

O Brasão do município de Porecatu é de autoria do heraldista Professor Arcinoé Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista. O escudo samnítico usado para representar o Brasão de Armas de Porecatu, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira, como evocativo de raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade. A coroa mural que sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de oito torres, das quais são visíveis em perspectivas do desenho, classificada a Cidade representada na Segunda grandeza, ou seja, sede de comarca.

brasao

A cor azul do campo do escudo é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. Na parte superior do escudo, a flor de liz de argente (prata) encimada pela coroa da Rainha de Jalde (ouro), lembra o orago de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Cidade. As três estrelas de jalde (ouro), representam os três membros da família Lunardelli, fundadores da Cidade; os irmãos Urbano e João Lunardelli, nas estrelas acantonadas e a figura patriarcal de Ricardo Lunardelli na estrela isolada. Ao termo, a cachoeira de argente (prata) e aguada de azul, despencando de penhascos de verde, vem a se constituir no parlantismo do brasão, uma vez que o topônimo Porecatu significa Cachoeira Bonita, em Tupi-guarani e originado do Salto de Capivara do Rio Paranapanema.
A cor prata representada na cachoeira e na flor de liz, simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade, o ouro das estrelas e da coroa da Rainha Padroeira, é o símbolo de glória, grandeza, riqueza, esplendor e soberania; o esmalte sínopla (verde) dos penhascos, significa em heráldica a honra, civilidade, cortesia, abundância e alegria. É a cor simbólica da esperança, porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.
Nos ornamentos exteriores, o galho de café frutificado e a haste da cana, ambos ao natural, lembram no Brasão os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, que se constitui no esteio da economia municipal. No listél de golões, cor simbólica da dedicação. Amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem, valentia, inscreve-se em letras argentinas (prateadas), o topônimo Porecatu, ladeado pelos milésimos “1943” da criação do distrito e “1947” de sua emancipação política.

Hino Municipal

O Hino é a demonstração da cidadania e a manifestação da identidade de um lugar, expressa a história do povo. A Letra e Música do hino de Porecatu são de autoria do Maestro Honório Maestrelli que as criou em 1977:

Nós somos de uma cidade,
Bem pequenina, mas progressista.
O povo é sem qualquer vaidade,
Pensando sempre em mais conquistas.

Porecatu, terra querida,
Queremos sempre exaltar tua imagem pura.
Teus nobres filhos tão destemidos,
Não deixarão de demonstrar a sua bravura.

Em nosso peito vive a esperança,
De ver-te no mais alto dos conceitos.
Tudo… Conseguiremos…
Porque ninguém nos privará deste direito.

Teus exuberantes cafezais.
Teus lençóis, de cana verdejantes,
Luta intensa, movimento incessante
Em parte alguma poderá haver iguais.

As tuas duas gigantescas chaminés,
O teu imenso parque pastoril,
Tuas igrejas, teus jardins e tuas escolas,
Tudo isso é orgulho para o Brasil.

Hino Municipal

Hino Municipal Instrumental