Inicial Cultura

Projeto de incentivo à leitura e educação ambiental chega a Porecatu

313

Projeto de incentivo à leitura e educação ambiental chega a Porecatu e mais quatro cidades.

Encontros com o escritor Thiago Cascabulho, autor do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, ocorre entre os dias 29 de maio e 2 de junho, com alunos de escolas da rede municipal

Autor da obra infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, o escritor Thiago Cascabulho realizará entre os dias 29 de maio e 2 de junho uma série de encontros com alunos de escolas da rede municipal de cinco cidades da região, começando por Taciba (confira a programação completa abaixo).

O livro faz parte do Projeto Douradinho – programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa dos rios que, em 2023, completou 21 anos de estrada e já passou por 251 cidades de 18 Estados. Na região, o projeto conta com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa no País e concessionária de oito usinas hidrelétricas no rio Paranapanema. Ao todo, serão 100 apresentações na região ao longo do ano, em 19 cidades. Antes de cada visita do autor, as crianças recebem exemplares dos livros e uma cartilha pedagógica – mais de 3 mil exemplares já chegaram às escolas.

“O encontro com o autor é o momento mais especial do nosso processo. É quando as crianças e professoras têm a oportunidade de mostrar o que realizaram dentro e fora de sala de aula a partir da leitura do livro, diretamente para o autor; não há nada mais estimulante para incentivar o prazer pela leitura do que isso”, diz a educadora ambiental Laura Amorim, produtora executiva do programa.

“Amiga Lata, Amigo Rio” tem como herói e protagonista um peixe da espécie Cascudo – que, apesar de ter vários nomes, dependendo da região do Brasil, é reconhecido por todos. “O peixe Cascudo até pode ganhar nomes diferentes em cada região, mas ele está sempre presente em nossos rios”, conta Thiago Cascabulho.

Salete da Hora, diretora de ESG & Marca da CTG Brasil, ressalta que projetos como o Douradinho dialogam com os valores da companhia. “Os livros permitem às crianças enxergar e perceber o mundo de forma ampla e distinta. E iniciativas como a do Douradinho estimulam o prazer pela leitura e a conscientização ambiental de forma lúdica, o que, além de ser mais divertido, planta bons frutos que serão colhidos no longo prazo, na formação desses alunos como cidadãos mais conscientes”, completa.

Cascabulho ressalta que qualquer escola do Brasil pode levar o Cascudinho gratuitamente para suas turmas, já que todo o material, que inclui cartilhas, livros, vídeos e até desenhos animados, está disponível no site. O programa tem até EAD completo para professoras, com um diploma de curso livre de 8 horas, certificado pela Pedagogia para Liberdade.

 

Agenda de encontros com o autor: 

Taciba | Dia 29/05
EMEF Gentila Luiza Damasceno

Porecatu | Dia 30/05
EMEF Honório Maestrelli
Escola Municipal Tiradentes
Escola Municipal aníbal Khury Neto

Centenário do Sul | Dia 31/05
Escola Municipal Prefeito Afonso Belenda
Escola Municipal José de Anchieta
Escola Municipal Irmã Osmunda
Escola Municipal São José

Inajá | Dia 01/06
Escola Municipal Doutor Narbal Oreste May

Narandiba | Dia 02/06
EMEF Ver. Edson de Oliveira Garcia

Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Informações para a imprensa |
Fernanda Aleixo
(16) 98255-1115
Thiago Cascabulho
(11) 96586-8365