Inicial Cultura

Apresentações teatrais em Porecatu

73

Duas peças teatrais gratuitas serão apresentadas nas escolas públicas de Taciba, Narandiba, Porecatu e Regente Feijó para divertir e conscientizar as crianças

As peças “Para crescer temos que saber comer” e “Trânsito Legal” serão encenadas, neste mês de novembro, nas escolas públicas e fazem parte do projeto Diverte Teatro Viajante e tem o patrocínio da Cocal

São Paulo, 08 de novembro de 2021 – Adolescentes e crianças das escolas municipais das cidades de Taciba, Narandiba, Regente Feijó e Porecatu terão a oportunidade de assistir, neste mês de novembro, a dois espetáculos “Para crescer temos que saber comer” e “Trânsito Legal”.

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e do Grupo Cocal. Serão 40 apresentações divididas em duas turnês, sendo 20 espetáculos em cada uma.

Alimentação saudável

Na primeira turnê, o grupo teatral apresentará o espetáculo “Para crescer temos que saber comer”. Com duração de aproximadamente 1 hora, a peça mostra a história do professor Nutrição e seu ajudante, que têm o propósito de desenvolver pequenos mestres da nutrição por todos os locais onde passam, por meio da participação do público.

Cheio de momentos divertidos e lúdicos, o espetáculo utiliza recursos como músicas e fantoches, além de diversos elementos cênicos, para incentivar as crianças a comerem de forma equilibrada, para crescerem mais fortes e prevenirem doenças geradas pela obesidade.

Trânsito consciente

Já na segunda turnê, o espetáculo encenado será “Trânsito Legal”. Com um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo mostra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as formas corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança.

Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo lúdico, propõem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

“Infelizmente, a arte ainda não é de acesso a todos no nosso país. Queremos levar a arte, por meio do teatro, para as crianças – que são o nosso futuro -, incentivar a reflexão e ajudar na formação de cidadãos mais solidários e conscientes”, afirma o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Para crescer temos que saber comer”
PORECATU (PR)
Data: 11/11/2021
Horários: 08h30 e 13h
Local: Escola Municipal Anibal Khury Neto – End: Rua Artur Luiz – quadra 8, nº 121

Peça: “Trânsito Legal”
PORECATU(SP)
Data: 24/11/2021
Horário: 08h30 e 13h
Local: Escola Municipal Tiradentes – End:Rua Guanabara n° 255

Sobre a Cocal

A Cocal é um grupo 100% nacional, produtor de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica e iniciou suas atividades no mercado de biogás nesse ano.
Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, suas plantas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no interior do Estado de São Paulo, empregando cerca de cinco mil colaboradores diretos.

Sobre o projeto Diverte Teatro Viajante

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.
Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em munícipios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.
O Projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.