Inicial Notícias

Vacinação contra a gripe começou em Porecatu, veja quem precisa tomar

Compartilhar

Começou nesta segunda-feira (17/4), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Em Porecatu, todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde) estão realizando a vacinação. A campanha seguirá até 26 de maio e deverá vacinar pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos incompletos, trabalhadores de saúde, do sistema prisional e professores, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade, incluindo jovens em medida socioeducativa.

A vacina deve ser tomada todos os anos, já que o vírus muda, e é importante para prevenir complicações decorrentes da influenza. “A gente precisa proteger aqueles que têm maior risco de complicação e complicações mais graves pela gripe. A vacina é composta por três importantes tipos de vírus influenza, que são os vírus mais relacionados às complicações graves da influenza, então, por isso, essas pessoas dos grupos precisam se vacinar”.

O Dia D da campanha será 13 de maio, quando as unidades de saúde estarão mobilizadas exclusivamente para a vacinação contra a gripe. Todos os Postos de Saúde, vão estar exclusivamente voltadas ao atendimento da vacinação, não terá nenhum outro tipo de atendimento, nenhuma outra atividade que não seja vacinação.

Quem deve vacinar (grupo prioritário)

» Idosos (maior de 60 anos)

» Trabalhadores da Saúde

» Professores

» Crianças (de seis meses a 5 anos)

» Gestantes

» Puérperas (até 45 dias depois do parto)

» Povos indígenas

» População privada de liberdade, inclusive jovens sob medida socioeducativa

» Funcionários do sistema prisionais

» Pessoas com comorbidades (diabetes. hipertensão)