Inicial Notícias

Serviço “Família Acolhedora”

229
Compartilhar

A Secretaria de Serviço Social de Porecatu está selecionando famílias interessadas em participar do Serviço “Família Acolhedora”. Instituído pela lei municipal 1.730/2016, o serviço objetiva o acolhimento de crianças e adolescentes residentes e domiciliados em Porecatu, em situação de afastamento temporário do convívio com a família natural em razão de risco pessoal e social.

Para assumir a responsabilidade de Família Acolhedora é necessário o preenchimento de alguns requisitos, como: serem os responsáveis pela família maiores de 21 anos; possuir residência há, no mínimo, um ano em Porecatu; demonstrar interesse em acolher, se responsabilizar por outros cuidados necessários ao seu processo de desenvolvimento e declarar ausência de interesse na adoção da criança ou adolescente.

O preenchimento do formulário de inscrição deve ser feito pessoalmente junto à Equipe, na Secretaria de Serviço Social, juntamente com a entrega de alguns documentos.

A família poderá acolher apenas uma criança ou um adolescente de cada vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos. O trabalho será realizado em rede, sendo a equipe responsável por capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento de crianças e adolescentes acolhidos e de sua família de origem.

O tempo de permanência da criança e do adolescente na Família Acolhedora pode ser de emergencial (fim de semana), curto prazo (até 30 dias), médio prazo (até 6 meses), longo prazo (até 2 anos) e permanente, superior a 2 anos e até a maioridade de 21 anos.

A equipe técnica está à disposição das famílias interessadas em mais esclarecimentos sobre o Serviço de Acolhimento Familiar na Secretaria de Serviço Social à Rua Horácio Pagano, 300, fone (43) 3623-2163 e e-mail: centrosocialporecatu@yahoo.com.br