Inicial Educação

Secretaria de Educação divulga Atividades 2020

A Secretaria Municipal de Educação divulga a toda comunidade escolar, pais, alunos e responsáveis as atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2020.
O material didático da Rede Municipal de Ensino foi renovado, por meio da entrega dos livros didáticos Buriti da Editora Moderna, aos alunos da educação infantil, da “pré-escola” ao 5º ano do ensino fundamental, em todas as escolas municipais de Porecatu.

A nova edição do Projeto Buriti, alinhada totalmente a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), amplia o foco no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação integral dos alunos e mantém o seu compromisso de despertar a criatividade, o espírito explorador e o prazer de aprender. O projeto baseia-se em 4 pilares essenciais: Domínio da linguagem, Educação em valores, Programa de Atividades e Organização e design instrucional.

Os projetos educacionais continuam e estão sendo aprimorados: Sicredi – A União faz a Vida, Sebrae – Educação para o Trânsito, Sistema Faep – Agrinho, CTG – Projeto Sustenidos de Educação Musical.

O Centro de Projetos Menino Mateus tem dentre seus principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de vida e ensino das crianças que estudam na rede municipal de Porecatu, promovendo uma integração entre esportes, desenvolvimento social e intelectual do aluno, saúde e, ainda, estimular que os alunos desenvolvam suas habilidades como um todo. Inaugurado em agosto do ano de 2017, o espaço é utilizado para a prática de atividades físicas e realização de oficinas diversas, visando a inclusão e transformação social dos seus frequentadores, garantindo saúde, lazer e educação de qualidade.

O Centro Municipal de Projetos – Menino Matheus oferta as atividades: Fanfarra, Capoeira, Ginástica Rítmica, Informática, Atividades artísticas e Desportivas.
As Oficinas Esportivas e Culturais também continuam e contam com uma matriz curricular reformulada. As mudanças foram implantadas em todas as unidades de ensino com os conteúdos da Base Nacional Comum (BNC).

O transporte escolar, recebeu atenção especial da Secretaria. Foi realizado um trabalho “in loco” para reconhecimento das áreas e elaborado um roteiro para melhor atendê-los e garantir a presença de todos os alunos da rede em sala de aula, através da aquisição de novos veículos.

A merenda escolar também é outro destaque. Com cardápio variado e sob a supervisão de uma Nutricionista, a alimentação dos nossos alunos tem recebido atenção constante da equipe responsável.

Houve a ampliação da oferta de vagas para as crianças de 0 a 3 anos, com a contratação de 13 professores em regime de jornada suplementar e de 12 estagiários em Pedagogia e Educação Física. Foi ampliado o atendimento pedagógico, psicológico psicopedagógico.
Apesar da crise econômica nacional, a município adotou medidas que demonstram a valorização concreta dos professores da rede

municipal de ensino, com o percentual de 33% de hora atividade e aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb),