Inicial Educação

Psicomotricidade é tema de capacitação de estagiários

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Educação de Porecatu, vem promovendo uma capacitação contínua para os estagiários de Educação Física, com o tema “Psicomotricidade”, ministrada pela professora, Cristina Frassatte.

Para que uma criança possa enfrentar a aprendizagem formal é necessário que tenha atingido a um nível de desenvolvimento adequado já que para ler e escrever envolve uma complexidade nas áreas psicomotoras como orientação espaço temporal, conforme pesquisa realizada. A psicomotricidade é demanda hoje, pois essa preparação e vivência no cotidiano da criança, que antes acontecia dentro da convivência familiar, passou hoje para a escola. “Estamos preparando na prática nossos estagiários para trabalhar a psicomotricidade com nossas crianças”, explica a coordenadora de Projetos e Atividades Complementares, Jaqueline Murro.
Segundo a coordenadora, Cristina também ouviu bastante os universitários e começou a formação com a iniciação na prática, trabalhando as atividades realizadas na escola. “Os nossos professores atendem alunos com dificuldade de aprendizagem que pode, em alguns casos, estar relacionado ao desenvolvimento motor, que interfere diretamente no processo de aprendizagem, especialmente na alfabetização. Além da conceituação teórica sobre o que a psicomotricidade, os nossos estagiários vão ser orientados pela professora Cristina de como desenvolver atividades lúdicas dentro e fora da sala de aula, com sugestões bem funcionais e de fácil aplicação no dia a dia”, contou Jaqueline Murro.