Inicial Educação

Projeto Saúde na Escola orienta famílias sobre cuidados com a alimentação e saúde bucal

Compartilhar

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação possibilitou a instrução de famílias dos estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil João Vaz do Amaral, a respeito da importância de uma alimentação saudável e os cuidados necessários para ter uma saúde bucal. Os temas foram abordados, no dia 31 de maio, durante as palestras da pediatra, Josiani Cristina de Souza, e da dentista e coordenadora da saúde bucal, Elaine Veras, no Centro de Convivência do Idoso.

A ação educativa foi organizada pela equipe da UBS da Vila Iguaçu, e teve como objetivo estimular a qualidade de vida e prevenir doenças.

A dentista, Elaine Veras, ensinou os cuidados necessários para as famílias terem com as crianças para manter, corretamente, a higiene bucal.

A pediatra, Josiani, montou duas mesas, sendo uma com alimentos saudáveis e a outra com alimentos prejudiciais a saúde da criança.

Segundo Josiani, os pais precisam refletir melhor o problema junto aos filhos e aos poucos ir realizando mudanças de rotina necessárias para se manter uma alimentação saudável. A pediatra orientou sobre os perigos que os produtos industrializados trazem à saúde e afirmou que consumir alimentos saudáveis não é tarefa difícil. “É possível unir os benefícios para a saúde com sabor. Para isso, basta fazer trocas de alimentos, entre elas: o refrigerante por suco de fruta; sanduíche por pães integrais e carne vermelha pela soja, entre outras”, explicou.

O projeto contou com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde, Fabiana Bueno, Dalva Aparecida, Maria Luiza, Franciele Gonzaga, e pela enfermeira Caroline, além do apoio do CMEI João Vaz do Amaral e equipe da Educação.