Inicial Cultura

Peça teatral aborda mudanças climáticas e importância de cuidar do planeta Terra

Os alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de Porecatu participaram, nesta terça-feira (04/04), de uma linda apresentação teatral, no Centro Social Urbano, com o tema “A Ursa Rosa… Em Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas” da trupe Diverte Teatro Viajante. O evento foi realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, e CTG Brasil.

No espetáculo, cientistas recebem uma mensagem da Ursa Rosa, que mora no Polo Norte e pede socorro, pois o gelo está derretendo e o nível do mar está subindo. Ela está muito assustada, pois em breve, não terá mais onde morar. Junto com os estudantes, os cientistas descobrem porque as mudanças climáticas estão acontecendo em nosso planeta e como isso coloca a vida da Ursa Rosa, e de todos nós, em risco.

Com uma linguagem muito divertida, cheia de interação com as crianças e experiências científicas realizadas no palco, os cientistas (atores) conseguiram prender a atenção dos alunos e explicar o que realmente está acontecendo com o clima da Terra e quais as principais consequências das Mudanças Climáticas. Pequenos gestos como coleta seletiva, destinação correta do lixo, foram um dos temas abordados. As crianças viram na prática o que pode acontecer se ninguém fizer nada.

Segundo o ator cientista, Ronaldo Barbosa, a linguagem do teatro permite ensinar as crianças de uma forma lúdica. “Elas aprendem rápido, rindo e brincando. Mostramos um pouco o porquê as mudanças climáticas estão acontecendo em nosso planeta. E como é importante cada um fazer a sua parte para frear o aquecimento global”, contou

E no final, as crianças saíram do local confirmando que aprenderam muito sobre o assunto e demonstraram que vão mudar suas atitudes. Muitos começaram a prestar atenção se havia lixo jogado no chão.

Ana Cláudia da Silva Vieira, de 9 anos, disse que aprendeu que não devemos jogar lixos nos rios e nos mares. “Temos que reciclar todos os lixos no lugar certo. Tem muita gente que não cuida do planeta. Eu vou ajudar a cuidar e cobrar na minha casa que todos me ajudem também”, contou a estudante.

O coordenador de Cultura, Marco Antonio Lima Silva, afirmou que o espetáculo foi um sucesso. “Trabalhar de uma forma lúdica este assunto com as crianças é imprescindível, pois elas são o futuro. Com certeza elas entenderam o quanto é importante cada um fazer a sua parte e vão multiplicar as informações repassadas na peça para seus amigos e familiares”, destaca.