Inicial Notícias

Palestra sobre Educação Ambiental no CCI

203
Compartilhar

Os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso participaram na tarde do dia 29 de agosto, de uma palestra como forma de integração ao projeto de educação ambiental “SER SUSTENTÁVEL: LIXO IMPACTO ZERO”.

Os participantes conheceram a atual realidade da destinação final dos resíduos sólidos no município de Porecatu por um documentário fotográfico, conheceram o papel que cada um tem sobre o descarte de seus resíduos, se conscientizando sobre a responsabilidade compartilhada entre a população, catadores, governo e setor privado.

Aprenderam a diferença entre lixo e resíduos recicláveis, quais materiais são recicláveis e o que de fato é reciclado, a importância que exerce um catador de materiais recicláveis e assim a forma adequada de separar e higienizar os resíduos para a coleta seletiva. Também, como forma de integrar todos os materiais, foi exposto várias opções de se realizar compostagem com resíduos orgânicos e demonstrado como construir uma composteira com baldes.

O projeto tem como objetivo o fortalecimento da coleta seletiva já realizada no município, como também reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, consequentemente aumentando a vida útil do aterro sanitário que se encontra em fase de adequação. “As participantes foram muito receptivas, interagiram bastante durante a palestra, algumas delas informaram que já praticam a separação de resíduos e a compostagem, porem disseram ter muitas dúvidas, que foram sanadas com as orientações técnicas no decorrer da apresentação, e que com esse aprendizado a partir de agora a atividade será otimizada” comentou a engenheira ambiental e sanitarista.