Inicial Notícias

Julho Amarelo: Saúde inicia ação de prevenção a hepatites

As Unidades Básicas de Saúde Municipais realizaram no dia 13 de julho (sábado) no período matutino na Praça da Matriz, testes rápidos que podem detectar precocemente, o vírus da hepatite B, hepatite C, HIV, Sífilis e também a verificação da pressão arterial na população, visando a prevenção de inúmeras doenças e melhorando a qualidade de vida para todos. A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo”, desenvolvida para prevenir e conscientizar a população sobre as hepatites virais.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.

SINTOMAS – Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

PREVENÇÃO – Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

DIAGNÓSTICO – O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e Unicesumar.