Inicial Indústria e Comércio

Empretec é realizado em Porecatu

22 pessoas. Esse é o número de empreendedores de Porecatu que participaram, na última semana, do primeiro Seminário Empretec, realizado no município. Devido ao grande número de inscritos, será realizado, em agosto, o Seminário para mais uma turma que aceitaram o desafio de desenvolver características de comportamentos empreendedores para busca do sucesso empresarial.

Segundo, a consultora do Sebrae/PR, Beatriz Poletto, o Seminário Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.

Beatriz Poletto conta ainda que o Empretec é voltado à micro, pequenos, médios e futuros empresários e tem como objetivo estimular o empreendedor ou aquele que pretende abrir seu próprio negócio a despertar ou valorizar suas potencialidades, detectar seus pontos fracos e desenvolver práticas de gestão que proporcionem à sua empresa poder de competitividade no mercado.

O início foi dia 19/06 e o encerramento aconteceu no sábado (24/06). Nestes dias, os facilitadores do Sebrae, que ministraram o curso simularam situações identificadas com a realidade de uma empresa. A tarefa dos alunos foi solucionar problemas, bem como buscar alternativas originais e producentes com vistas na expansão, o que significa que lidaram na prática, com os desafios do dia-a-dia do mundo empresarial.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Lupércio Guandeline, o curso é muito importante para o município, pois “proporcionou aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial”.