Inicial Cidade

Em 12 dias, Prefeitura de Porecatu retira mais 163 caminhões de entulho

Trabalho e dedicação marcam os 12 dias das equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Intensidade e ação. A primeira semana de mandato do prefeito Fábio Luiz Andrade (Fabinho), foi marcada por muitos desafios, mas que aos poucos estão sendo sanados com muita garra e trabalho. Mesmo encontrando uma cidade abandonada e com uma frota municipal sucateada, o prefeito Fabinho e sua equipe começou a colocar a casa em ordem.

Já no primeiro dia de administração, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Florisvaldo Polegatti, iniciou um grande mutirão de limpeza, com várias equipes, priorizando a limpeza da cidade e do Pátio da Prefeitura, para deixar Porecatu mais limpa e bonita.

Segundo Polegatti, mesmo com o quadro de servidores reduzido em 50% por motivo de férias, já foram retirados, até o momento, mais de 163 caminhões de lixo que estavam acumulados nas calçadas e nas ruas do município. “Ainda não foi possível fazer toda a cidade. Estimo que até o final do mês de janeiro estaremos concluindo esta primeira etapa do mutirão”, informou o secretário.

Polegatti conta ainda que os bairros com maiores quantidades de lixo retirados foram na Vila Iguaçu, que contabilizou 39 caminhões e no Pombal (Porecatu 1, Porecatu 2, Porecatu 3 e no Jardim Cafezal), 37 caminhões com lixo e entulhos de construção. O secretário destaca ainda que para a cidade permanecer limpa e bem cuidada é preciso muita colaboração da população para que não voltem a jogar os lixos nas ruas. “Após a limpeza destes bairros, a população local voltou a depositar lixo nos terrenos públicos ou baldios. Na Vila Iguaçu, um morador foi identificado e notificado.  No Porecatu 3, um morador foi informado e orientado a pedir a caçamba. Precisamos que as comunidades façam sua parte. “As equipes da Prefeitura está trabalhando para fazer a limpeza da cidade. Agora precisamos do apoio e da contribuição de cada um, onde todos têm que se conscientizar que precisam manter limpo o local onde vivem”, atenta.

Polegatti ressalta ainda que já foram iniciados os serviços de limpeza e roçada dos prédios públicos e espaços públicos. Além do mutirão de limpeza da cidade, homens trabalham também na limpeza e retirada de sucatas do Pátio da Prefeitura. “Uma equipe trabalha recolhendo os lixos, entulhos e galhadas deixados nas ruas da cidade, e outra turma está fazendo uma geral no Pátio da Prefeitura, que se encontrava em uma situação precária. Foram retirados oito caminhões de sucatas (peças de ferro velho) e destinadas para reciclagem. Não tinha nem como trabalhar de tanto entulho. Mas aos poucos, os funcionários terão um local digno e limpo para trabalhar”, contou Polegatti.

Segue abaixo um pouco dos trabalhos realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, até o dia 11/01.

• Vila Iguaçu – Serviço de Roçada e limpeza dos espaços públicos (avenida central, calçadas…) executado 90%
  • Serviço de jardinagem na Praça Matriz;
  • Serviço de Jardinagem na Prefeitura Municipal;
  • Serviço de Roçada e Limpeza na Cozinha Central;
  • Serviço de Roçada e Limpeza na baixada da Rua Iguaçu sobre o Córrego do Heitor;
  • Serviço de Roçada e Limpeza no posto de Saúde ao lado do Hospital;
  • Serviço de Jardinagem no Centro Social Urbano;
  • Limpeza de terrenos públicos no entorno do Hospital (Vila Iguaçu);
  • Início de recuperação Básica da praça da Matriz (em andamento);
  • Atendimento com caminhão Pipa para conter um princípio de incêndio ao lado do Museu Municipal em 10/01/2017 após as 17:30;
  • Recuperação da frota dos veículos públicos que estão em péssimo estado (em andamento);
  • Realizamos diariamente atendimentos e manutenção com serviço de eletricista e encanador junto aos prédios públicos;
  • Iniciamos a reestruturação e informatização do Pátio de Máquinas.