Inicial Educação

Eco Expresso Sanepar recebeu alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal Educação em parceria com a Sanepar, proporcionaram aos alunos das escolas municipais, uma visita ao ônibus do Projeto Eco Expresso Sanepar – do Rio ao Rio, que ficou estacionado no Centro de Projetos Menino Mateus.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, através das maquetes estruturadas no ônibus, que tem como objetivo de apresentar os processos executados pela empresa Sanepar, mostrando todo o processo: indo desde o manancial, captação, tratamento distribuição, ligações de água e esgoto, tratamento de esgoto e destinação de resíduos urbanos.

Sobre o projeto

O Eco Expresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada.