Inicial Notícias

Dia D de Vacinação contra Sarampo

131

As Unidades Básicas de Saúde de Porecatu, realizaram no dia 15 de fevereiro (Sábado) o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo.

O dia de mobilização é uma estratégia de intensificação das ações de rotina para ampliar a proteção da população e interromper a circulação do vírus.

No Paraná, a campanha de vacinação contra o sarampo foi ampliada. Pessoas de 5 até 59 anos devem ser imunizadas, mas o foco principal desta etapa são os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos. Neste grupo a vacinação deve ser feita de forma indiscriminada, ou seja, sem obrigatoriedade de apresentação da carteira vacinal.

A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 95%. No Paraná, a taxa de vacinação da segunda dose contra o sarampo está em cerca de 90%.

Mais de 1,2 milhão de doses da vacina tríplice viral foram distribuídas aos municípios para atender a demanda da campanha. A vacina também garante proteção contra a rubéola e a caxumba. A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 13 de março.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.