Inicial Educação

Congresso Regional de Formação 2018

227
Compartilhar

O secretário municipal de Educação Valdinei Alcântara participou no dia 20 de julho (sexta-feira) em Londrina do Congresso Regional de Formação 2018, o evento realizado nos períodos matutino e vespertino aconteceu no Hotel Sumatra e teve como objetivo o debate sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

O objetivo do Congresso é formar os educadores sobre a Base Nacional Curricular Comum através de palestras e oficinas com especialista na área. Juntos, eles abordarão temas como a aprendizagem na educação infantil; organização e criticidade nos gêneros textuais; interdisciplinaridade na prática pedagógica; planejamento didático; e o Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação.

Durante o encontro, aconteceu a palestra “BNCC: As novas diretrizes na prática”, com os especialistas Annaly Schewtschik, Lino de Macedo, Mara Bergamo, Márcia Mendonça, Renato Casagrande e Silvia Aparecida de Almeira e na sequência, os professores participaram de cinco oficinas disponibilizadas: “Alfabetização: Conceitos básicos na Ciência do desenvolvimento da primeira infância”, com Mara Bergamo; “Organização e criticidade nos gêneros textuais”, com Márcia Mendonça; “Temas integradores complementam o Ensino”, com Lino de Macedo; “Planejamento: Momento de (re)pensar as ações escolares”, com Renato Casagrande e “PNE X PME: Similaridades e diferenças dos planos Municipal e Nacional”, ministrada por Silvia Aparecida de Almeida.

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de diretrizes para a aprendizagem essencial a todos os alunos, além do que os educadores devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Ela norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país.