Inicial Cidade

Censo Agro 2017

157
Compartilhar

O vice-prefeito Carlos Dias e o secretário de Planejamento Marcelo Cabreira receberam no dia 05 de outubro (quinta-feira) o representante do IBGE regional  Fernando Endo, a recenseadora credenciada Werlaine Gomes da Silva e o membro da diretoria executiva do Sindicato Rural Patronal de Porecatu (Sirup) Arnaldo Vedove.

Durante o encontro foram entregues materiais informativos e definido como será realizada a aplicação dos questionários junto aos produtores rurais de Porecatu referente ao Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país.

Somente no Paraná serão 1350 recenseadores, para a cobertura de cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018. O questionário a ser respondido pelos produtores rurais traz perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

Para que não haja dúvidas quanto à identidade dos recenseadores, todos estarão devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) – um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE. O crachá possui a foto e os dados pesquisador, bem como um número de telefone e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE.